
O caso Welles foi um exemplo de coragem e capacidade de manipulação. Lidar com pessoas é sempre tarefa complicada. O jornalistadetém o poder de mostrar os fatos e até mesmo manipular opiniões. OrsonWelles foi ousado e soube usar todos os recursos que possuía.
A maneira como abordou o assunto foi curiosa.Um programa derádio normal, que vai se tornando um bombardeio de informações assustadoras é brilhante. A intenção era surpreender as pessoas de umaforma que ninguém esperava. O aviso de que o programa não era real ocorreu apenas no inicio e no fim, logo, a intenção era realmente iludir osouvintes e deixá-los viajar entre músicas e sustos.
Ao mesmo tempo que era brilhante, Orson Welles era tomado pela inconsequência. Deixar uma cidade em alerta é arriscado. Tudo isso serviu para confirmar que, as pessoas confiam muito nos meios de comunicação,na época o rádio. Uma informação pode fazer estragos, principalmente na época que a tensão era grande devido à gerra.
A manipulação de informações não precisa ser tão divulgada como nesse caso. Podemos perceber em pequenas palavras divulgadas na televisão , em jornais e principalmente na internet. A manipulação da mida ascende ou derruba as pessoas, de acordo com o interesse de quem produz.O que se pode concluir é que cada vez mais, a mídia exerce um papel fundamental na sociedade e é capaz de promover verdadeiras revoluções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário